domingo, 20 de janeiro de 2013

Qualidades do Jovem Vencedor


Texto: I João 2.13ss

Introdução

Atualmente tem sido muito discutido o tema “juventude”. Vemos temas como “Mercado de Trabalho e oportunidade para os jovens”, “O jovem e as drogas” sendo debatidos amplamente. Também os movimentos religiosos têm investido nos jovem de uma forma muito ampla.

O que Deus tem a dizer para a juventude do século XXI? 

Há dois mil anos atrás a juventude da Igreja Primitiva passava por um momento difícil, e o apóstolo João foi utilizado por Deus para animar os jovens. Ele reconheceu as qualidades que faziam com que os jovens fossem verdadeiros vencedores. Nesta oportunidade o Espírito Santo nos orienta a falar sobre o “Qualidades do Jovem Vencedor”. 

Para que o jovem seja um verdadeiro vencedor ele precisa ter algumas características.

I – Força

a) O apóstolo João percebeu que mesmo em meio às lutas os Jovens da Igreja Primitiva continuavam em pé e animados na obra. Nos nossos dias o Inimigo de nossas almas tem tentado fazer com que nossos jovens se sintam fracos e incapazes para enfrentar as dificuldades. É necessário lembrarmos que Deus nos faz fortes e nos capacita a vencer.

b) Havia três fatores que faziam com que a juventude da Igreja Primitiva fosse forte:

1 – Tinham convicção de que Cristo estava com eles:

Os jovens da Igreja Primitiva venciam todas as suas dificuldades, pois tinham certeza que Jesus estava com eles, e lhes garantia vitória em tudo que fizessem.  Em nossos dias, devido aos problemas que enfrentamos (principalmente no mercado de trabalho), temos a nossa fé abalada. Mas é necessário que façamos a parte que nos cabe, e o Senhor provará que está conosco nos dando a vitória!

Como está o nosso preparo? As melhores oportunidades estão reservadas àqueles que servem a Deus. (Exemplo de Daniel e seus três amigos)
.
2 – A Igreja Primitiva era Unida

A Igreja Primitiva vivia em um ambiente familiar, compartilhando tudo, ajudando-se mutuamente uns aos outros. Em nossos dias precisamos redescobrir o verdadeiro sentido da união, e provar os resultados que ela traz.

3 – Eles eram cheios do Espírito Santo

Os jovens da Igreja Primitiva eram cheios do Espírito Santo. O derramamento do Espírito Santo é uma promessa para os dias de hoje, e é uma necessidade para a nossa juventude.

II – A Palavra de Deus guardada em seu coração

Os jovens da Igreja Primitiva eram instruídos na Palavra de Deus desde a infância; e esta era uma arma poderosa para torná-los fortes. Eles viviam a Palavra e a Palavra vivia neles!

Conclusão

Quando o jovem é forte, e tem a palavra guardada em seu coração, já é um vencedor! Derrotou, e derrota cotidianamente, o maligno.

O Maligno é comumente relacionado no N.T. como as artimanhas de Satanás contra os “Santos”. O Jovem que faz uso de todas as armas, que o apóstolo João nos ensinou neste texto, está apto a entrar em qualquer batalha com a certeza de que será vencedor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário